11
Dez
07

Documentário

Hoje além de abordarmos os argumentos do evolucionismo e a teoria neodarwinista de forma mais aprofundada, vimos um documentário da National Geographic sobre a “Evolução da Vida”, nomeadamente oa passos que marcaram o aparecimento dos registos fósseis de seres com ossos, músculos e cérebro…

A Evolução da Vida - Ossos, Músculos e Cérebro


4 Responses to “Documentário”


  1. 1 Garfly
    Dezembro 18, 2007 às 3:28 pm

    Muito sinteticamente, o documentário dizia que os seres humanos estão ligados e relacionados com todas as criaturas da terra, mar e água.
    Dos primeiros animais, as esponjas, herdámos a linguagem química; as anémonas foram os animais que primeiro apareceram com músculos e nervos e as planárias detiveram as primeiras células cerebrais.
    O Anfioxo mostra como os vertebrados terão evoluído, uma vez que possui cordão nervoso, fendas branqueais (que de resto também existem no feto) e músculos que permitem mover-se. Os peixes foram os primeiros seres a aparecerem com mandíbulas ósseas.
    Boris é o nome dado a um animal que foi uma forma intermédia entre um peixe e um novo tipo de animal e ja começou a explorar a terra como habitat.

  2. 2 shadings
    Dezembro 18, 2007 às 4:27 pm

    Achei o documentário bastante interessante uma vez que achei que tudo estava bastante bem explicado, muita gente não sabe que todos os seres estão relacionados uns com os outros e isso é algo que acho bastante cativante.
    O anfioxo foi uma criatura que foi abordada de forma bastante profunda, podendo até partir-se do principio que esta foi a estrutura básica para o nosso desenvolvimento.
    Adorei a parte relativa ao Boris, uma vez que é um tanto estranha.

  3. 3 mafs17
    Janeiro 2, 2008 às 7:40 pm

    O documentário, por nós assistido, ajuda-nos a compreender, de uma forma interactiva, a origem dos seres. Como sempre, os documentários na National Geographic são elaborados de uma forma atracativa para os espectadores, através das espectaculares imagens captadas e claro dos dados científicos.
    O DVD escolhido intitulava-se “Ossos, músculos e cérebro” e fornecia-nos dados bastante interessantes como por exemplo o facto das anémonas terem sido os primeiros seres a desenvolver músculos e nervos e da planária ser a primeira a possuir células cerebrais.
    Sempre achei fantástica a ciência e a forma como esta estuda o mundo. Como tal, pessoalmente, o aspecto que mais me surpreendeu foi o de através de um ser minúsculo denominado anfioxo, ser possível reconstituir a evolução dos vertebrados.

  4. Maio 10, 2010 às 9:44 am

    Isto é Biologia versão evolucionismo.


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: