24
Out
07

DVD sobre Clonagem (National Geographic)

DVD sobre Clonagem (National Geographic)

Hoje vimos um DVD sobre Clonagem, heis o que nos dizem sobre ele: “Explore o potencial milagroso e as assustadoras possibilidades da clonagem genética, enquanto as câmaras da National Geographic revelam a história, a controvérsia e os últimos desenvolvimentos de um avanço tecnológico capaz de literalmente mudar o destino da raça humana.
Testemunhe os extraordinários efeitos da revolução da clonagem, desde jardins zoológicos congelados a super galinhas, passando por empresas que sugerem a celebridades o registo dos direitos dos seus DNA. Explore o ‘bravo mundo novo’ da emergente indústria da clonagem e envolva-se nas comoventes histórias pessoais de gente desesperada à espera dos benefícios das ‘peças sobresselentes’ e da clonagem reprodutiva.
Dos dilemas éticos aos cenários de ficção científica, A Clonagem é um olhar provocador sobre esta autêntica caixa de Pandora que é a derradeira tecnologia.”

Heis um trabalho sobre clonagem e bioética…

Como comentário é suposto referirem o que mais vos marcou neste documentário e o que retiveram sobre clonagem.

Bons comentários


6 Responses to “DVD sobre Clonagem (National Geographic)”


  1. 1 mafs17
    Outubro 24, 2007 às 10:05 pm

    Começo por referir, que o DVD apresentado tem um tema bastante interessante e por vezes difícil de abordar. Fala-se de clonagem em duas vertentes: reprodutiva e terapêutica.
    Em relação à clonagem reprodutiva sou totalmente contra. Um ser humano deve ter sempre a informação genética de um pai e de uma mãe. Um clone provém de um só progenitor e não está provado cientificamente que o ser clonado seja exactamente igual àquele que lhe deu origem. Além disso, a alteração de características para orginar uma ‘criança superior’, irá provocar a perda da individualidade que cada ser humano tem. Cada pessoa é única.
    Quanto à clonagem terapêutica, penso que deva ser utilizada apenas como último recurso. Coloca-se a questão: Será legítimo criar um ser para se retirar orgãos?

  2. 2 shadings
    Outubro 27, 2007 às 11:31 am

    Devo começar por dizer que acho que as pessoas que expressaram a sua opinião no documentário não compreendiam bem o assunto pois falavam sobre a clonagem de um ponto de vista mais para o lado da ética do que para o lado ciêntifico da clonagem.
    Passamos agora para o assunto da clonagem terapêutica e reprodutiva. pessoalmente acho que no que toca á reprodução o novo ser deve ter alguma relação com os seus progenitores, logo acho este tipo de clonagem total e completamente inaceitavel, e ficamos por aqui.
    Passamos agora para a clonagem terapêutica na minha opinião concordo com a minha colega na medida em que este tipo de clonagem deverá ser utilizado apenas em último recurso, pois alguns dos riscos permanecem ocultos.

    João

  3. 3 Garfly
    Outubro 27, 2007 às 1:55 pm

    O que mais me suscitou interesse neste filme foi o esclarecimento entre as três principais vias da clonagem: a reprodutiva, a com intenção de preservar espécies em ias de extinção e principalmente a clonagem terapêutica.
    Na clonagem terapêutica, o fim é o de produzir clones saudáveis dos órgãos ou até mesmo somente d células, de pessoas que têm problemas relacionados com esse órgão ou célula e transplantá-los, para que a pessoa possa voltar a ter uma vida saudável, sem problema de ver o órgão novo não ser compatível, uma vez que a informação genética vai ser igual.
    Mas de entre muitas questões que ainda são postas, surge a que vai de encontra a própria vida: Será justo criar um ser, para que depois, quando já tiver servido os interesses de outros seres, seja morto?

  4. 4 pedro dias
    Novembro 3, 2007 às 4:53 pm

    desde já peço imensas desculpas de não ter vindo cá mais cedo para deixar o meu comentário… as razões pela qual eu não passei ca mais cedo foi dado o facto de ter dois testes no mesmo dia… ainda por cima eram especificas… claro que os testes nao me correram bem… bom mas falando de coisas sérias… será que a colonagem já está pronta para entrar no mundo humano??? esta é a principal quetão que o filme nos visa explicar… podemos dizer que ainda não pois segundo testes que foram efectuados em animais, ainda não e certo que tanto a colonagem terapeutica como a colonagem reprodutiva estejam com conclusões seguras… quer isto dizer que ainda falta um tempinho até chegar o dia em que a colonagem possa vir a ser feita sem problema algum… contudo isto mesmo assim tenho uma duvida que acaba por ser pequena no tamanho mas que é grande na resolução… é a seguinte:
    “TENDO EM CONTA QUE PARA CONSEGUIRMOS OBTER UMA RESPOSTA CERTA É NECESSÁRIO FAZER ALGO RELACCIONADO COM A MESMA, COMO E QUE QUEREM SABER SE A COLONAGEM PODERÁ EFECTUAR-SE COM SERES HUMANOS SE OS TESTES SÃO FEITOS COM ANIMAIS??? (INDEPENDENTEMENTE DESTES TEREM CARACTERISTICAS IDENTICAS AS DOS SERES HUMANOS NÃO SÃO IGUAIS…) gostaria de obter uma resposta para esta pergunta…

  5. 5 Catarina Reis
    Novembro 4, 2007 às 3:42 am

    hmm… como hei-de dizer isto…
    antes de submeterem os vossos comentários no blogue, procurem escrever primeiro no word, sujeitar a corrector ortográfico, lerem e relerem o que escreveram e depois… aí sim, enviarem para o blogue… evitem erros ortográficos e gramaticais sff
    afinal é público e alguns destes comentários vão ser utilizados para avaliação…
    obrigada

  6. Outubro 19, 2009 às 10:20 pm

    como q eu fasso pra ganha aquele dvd de clonagem?


Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s


%d bloggers like this: